7ª Regata de Cotegipe tem edição de sucesso na Baía de Aratu
- Mar Bahia
- há 2 dias
- 4 min de leitura
No último sábado, 12 de abril, aconteceu na Baía de Aratu a 7ª edição da Regata de Cotegipe, para Veleiros de Oceano e Monotipos. Com forte chuva e ausência de vento no início, as condições climáticas foram melhorando, propiciando uma agradável velejada pelas águas da Baía de Todos-os-Santos e Baía de Aratu.

O evento, patrocinado pela Prefeitura de Simões Filho através da Secretaria de Turismo, é uma iniciativa da Marina Aratu, e contou com o apoio institucional da Capitania dos Portos da Bahia, da Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia (FENEB), da Flotilha de Veleiros de Oceano da Bahia (FVOBA), da Associação Náutica da Bahia (ANB) e da Associação Baiana de Iatismo (ABI).
Participaram da regata 30 veleiros de oceano e 6 monotipos, de diversas marinas e clubes náuticos de Simões Filho e Salvador. Destacamos a presença dos monotipos, que navegaram da Ribeira até a Marina Aratu, onde foi montada a raia de chegada.
TURISMO NÁUTICO
A 7ª Regata de Cotegipe visa fomentar as práticas náuticas na Baía de Aratu (Simões Filho), estimulando o turismo náutico na região, gerando por conseguinte emprego e renda para toda a cadeia produtiva do segmento.
Na visão do prefeito Devaldo Soares, “Del”, a cidade de Simões Filho apresenta um enorme potencial para o desenvolvimento do turismo náutico, podendo a Baía de Aratu vir a ser um dos maiores polos náuticos do Brasil. Águas abrigadas e com boa profundidade, ventos constantes, ampla área molhada e farta vegetação nativa, propiciando a todos uma total sintonia com a natureza.
EMPREENDIMENTOS DE SUCESSO
A Baía de Aratu já possui empreendimentos náuticos de grande relevância para Simões Filho e para a Bahia. São duas marinas (Marina Aratu e Ocema Iate Club), um clube náutico (Aratu Iate Clube), que juntos contabilizam quase 2.000 embarcações, e um dos mais renomados estaleiros da América Latina, a BELOV Engenharia. O potencial de crescimento através de novas marinas é enorme. A indústria da hotelaria também já estuda a implantação de hotéis e pousadas nessa belíssima região.
RECEPTIVO PARA AUTORIDADES SIMÕESFILHENSES NA MARINA ARATU
A equipe de coordenação da 7ª Regata da Cotegipe montou uma confortável estrutura na Marina Aratu para bem receber todos os participantes do evento, com área coberta, mesas e cadeiras, atendimento personalizado, baiana de acarajé, um delicioso almoço, bebidas diversas e show da banda “Os Chicos”, com sucessos da MPB.
Nesse clima harmônico e de muita alegria que foi recebida a comitiva da Prefeitura de Simões Filho, liderada pelo Prefeito Del, acompanhado da Vice-Prefeita Simone Costa, do Secretário de Turismo Joel Cerqueira, do Secretário de Desenvolvimento Urbano Everton das Placas, do Assessor Chefe de Comunicação Leonardo Melo e da Superintendente de Turismo Vânia Santana. Destacamos também a presença do Vereador Carlos Neto.
MOMENTO DE HOMENAGENS E PRONUNCIAMENTOS
Por volta das 15h, com a presença de um numeroso público de quase 200 velejadores, ouviu-se os pronunciamentos do Secretário de Turismo Joel Cerqueira, da Vice-Prefeita Simone Costa e do Prefeito de Simões Filho, Del.
Na oportunidade foi entregue por Marcelo Fróes, da Via Náutica Consultoria e Eventos, homenagens à Prefeitura de Simões Filho, especial patrocinadora da regata e à Marina Aratu, pela importante parceria para realização do evento.
CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO
Em uma animadíssima cerimônia de premiação, que contou do início ao fim com a presença das autoridades de Simões Filho, foram premiados os três primeiros lugares de cada classe de veleiros. A apuração dos resultados ficou a cargo da “Comissão de Regata” liderada por Ivan Cândido.
Ao todo foram entregues 34 troféus aos vencedores, com especial destaque para a participação feminina no evento, dentre eles um dos troféus de FITA AZUL, conquistado pelo veleiro “LE PAR UN”, comandado por Andréa Reutter.
CRIANÇAS A BORDO – RENOVAÇÃO DO IATISMO
Em uma bela iniciativa do velejador Alexandre Monte Alto, 12 crianças, entre 07 e 13 anos, da Escola de Vela do Aratu Iate Clube, foram convidadas a compor as tripulações dos veleiros “Raoni”, “Papaléguas” e Marujo´s”, sendo este último o vencedor do prêmio de FITA AZUL da 2ª largada (Grupo 02). Sem dúvida uma experiência única, tanto para as crianças como para os tripulantes adultos de cada um dos veleiros. Assim se faz a renovação do Iatismo baiano.

COBERTURA FOTOGRÁFICA
A 7ª Regata de Cotegipe contou com cobertura fotográfica de André Sá, um dos mais competentes e experientes profissionais da fotografia da Bahia, especializado em fotografia náutica.
RESULTADO
Fita Azul Grupo 1 – “LE PAR UN” / Fita Azul Grupo 02 – “MARUJO´S”
Classe Aberta Monocasco
1º lugar – Piabinha
2º lugar – Nina 6
Classe Aberta Multicasco
1º lugar – Seawalker
2º lugar – Ajax
Classe Mini 6.5
1º lugar – Maratu
Classe RGS A
1º lugar – Na Boa
2º lugar – Avanti
3º lugar - Raoni
Classe RGS B
1º lugar – Drakon
2º lugar – Artemis
3º lugar – Raptor
Classe RGS C
1º lugar – Eolo
2º lugar – Doventto
Classe CRUISER
1º lugar – Intensidade
2º lugar – Maestria
3º lugar – Le Par Um
Classe RGS GERAL
1º lugar – Drakon
2º lugar – Artemis
3º lugar – Na Boa
Classe VPRS
1º lugar – Marujo´s
2º lugar – Papaléguas
MONOTIPOS
Classe Hobie Cat 14 – 1º lugar - “Só Prazer” / Hobie Cat 16 – 1º lugar - “Pretinho do Poder”
Especial Monotipo – 1º lugar - “Magnum / 2º lugar – Shark”
Comments