top of page

Ação conjunta durante Carnaval retira 230 kg de resíduos sólidos do Parque Marinho da Barra

  • Foto do escritor: Mar Bahia
    Mar Bahia
  • 6 de mar.
  • 1 min de leitura

Uma ação conjunta entre mergulhadores, voluntários e órgãos municipais foi responsável pela remoção de 230 kg de resíduos sólidos do Parque Natural Municipal Marinho da Barra. A atividade aconteceu no período do Carnaval de Salvador 2025, e contou com a participação de 25 mergulhadores da escola de mergulho Submerso, além de voluntários. A iniciativa foi apoiada pela Prefeitura, responsável pela gestão do Parque Marinho através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis).

 

Além da coleta, a atividade envolve separação de materiais, geração de dados científicos e ações educativas visando a redução do descarte irregular na areia e no mar. "Esta é uma ação que realizamos há mais de uma década. E, há cerca de três anos, criamos este projeto batizado 'Arrastão de Limpeza de Praias', que resultou nestes números este ano, e na coleta de quase meia tonelada no Carnaval de 2024", explica Robson Oliveira que, ao lado do também mergulhador Ronaldo Batista, ajudou a criar e promover o projeto.

 

O diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Gegê Magalhães, avalia que a conservação e a limpeza da faixa abaixo da linha d'água é tão importante quanto a limpeza habitual da cidade. "Ainda mais quando temos um parque marinho como esse da Barra, em nossa Baía de Todos-os-Santos. Essa conscientização de toda a população é muito importante, de modo a não sujar ou descartar nenhum resíduo que possa ser absorvido pela natureza. Por isso, esse apoio às ações realizadas pelo projeto precisa ser ampliado para que ocorra a limpeza subaquática em toda a orla de Salvador", diz.

Comments


© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.

bottom of page