Céu claro, dia ensolarado, ventos constantes e mar tranquilo, a fórmula perfeita para quem ama velejar pela Baía de Todos-os-Santos. Assim foi a REGATA ARATU-SALINAS 2024, com largada na Baía de Aratu, em Simões Filho, nas águas próximas a Ilha de Maré.
Ao todo, entre Veleiros de Oceano e Monotipos, o evento reuniu 60 embarcações e mais de 300 velejadores, da Bahia e Rio de Janeiro. Além do belo e agradável percurso, os participantes elogiaram a ótima estrutura de receptivo na Marina de Salinas da Margarida, uma das 11 obras estruturantes do Prodetur Bahia, do Governo do Estado/SETUR, na Baia de Todos-os-Santos.
Vestiário com banheiros e chuveiros atendendo confortavelmente a todos, píer com equipe da marina atenta à todas as manobras das embarcações, área de convivência ampla, segura e com um visual de tirar o fôlego.
SERVIÇO DE TRANSLADO
A coordenação do evento também ofereceu aos velejadores que optaram em não utilizar o píer e fundearam seus barcos próximo à marina de Salinas da Margarida, uma moderna embarcação, com capacidade para 20 passageiros e rádio VHF.
O serviço foi oferecido até a meia-noite do dia 15, permitindo que muito velejadores, ao findar a Cerimônia de Premiação, pudessem participar do Festival de Salinas, com diversas atrações musicais.
CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO
Precedida de um jantar de congraçamento, a Cerimônia de Premiação teve inicio as 19h00, e contou com as presenças do Presidente da Marina Aratu Antônio Barreto, do capitão da Flotilha de Veleiros de Oceano da Bahia (FVOBA) Maurício Sacchi, do Sr. Rogério Santos, da Secretaria de Turismo da Bahia, representando o Secretário Maurício Bacellar, do Comodoro do Aratu Iate clube Lúcio Bahia, do Comodoro do Clube Angra dos Veleiros, Márcio Pinho, de Horácio Ganem, liderança da Flotilha Baiana de Veleiros Monotipos, do Presidente do Observatório da BTS Moysés Cafezeiro e da vice-presidente da Associação das Mulheres do Mar (AMMAR) Marione Macário.
PREMIADOS
A REGATA ARATU-SALINAS 2024 premiou dois veleiros com o “Troféu Fita Azul”, os primeiros a cruzarem a linha de chegada em Salinas da Margarida.
Como o evento foi composto de duas largadas, uma as 11h45 outra ao meio-dia, foram premiados o primeiro veleiro a chegar de cada uma dessas largadas.
Os veleiros “MAESTRIA”, do Aratu Iate Clube, comandado pelo Capitão Wenceslau Veiga e o “VENTO” da Marina Aratu, sob o comando do Capitão Marcelo Timótheo, foram os vencedores, portanto, dos “Troféus Fita Azul”.
RESULTADO
Classe Aberta Monocasco
1º lugar – Ventania
2º lugar – Na Boa
3º lugar – V Max 10
Classe RGS A
1º lugar – Piaba
2º lugar – Intensidade
3º lugar – Skei
Classe RGS B
1º lugar – Drakon
2º lugar – Artemis
3º lugar – Raptor
Classe RGS C
1º lugar – Doventto
2º lugar – Hora H
3º lugar – Fanatic
Classe RGS CRUISER
1º lugar – Maestria
2º lugar – Speed
3º lugar – Nina VI
Classe RGS Geral
1º lugar – Drakon
2º lugar – Piaba
3º lugar – Artemis
Classe VPRS
1º lugar – Papaleguas
2º lugar – Maroto
3º lugar – Piabinha
Classe Aberta Multicasco
1º lugar – Vento
2º lugar – Seawalker 2
3º lugar – Sombra do Vento
Classe Monotipo Aberta
1º lugar – Admirado
2º lugar – Vulto
3º lugar – Pretinha
4º lugar – Magnífico
5º lugar – Arriscado
6º lugar – Bel Pomar
Classe Hobie Cat 14
1º lugar – Dinho
2º lugar – Pretinho no Poder
Classe Hobie Cat 16
1º lugar – Papito
TURISMO NÁUTICO – ESTRUTURA & RESULTADOS
A Marina de Salinas da Margarida compreende uma área de 24 mil metros quadrados e oferece novas barracas (quiosques) na praça, um píer de atracação com capacidade para até 40 veleiros de médio porte na área molhada, além de um projeto de requalificação urbanística e paisagística no entorno das edificações.
Através de equipamentos como esse é que os roteiros náuticos são viabilizados de forma segura e funcional para o turista, incrementando o fluxo de embarcações na região, permitindo aos navegadores pernoites tranqüilas e resultando em um aquecimento significativo na cadeia produtiva associada ao turismo.
Aumento da ocupação hoteleira e do fluxo de visitantes que se utilizarão de restaurantes, bares, transporte e comércio em geral são resultados que já começam a ser sentidos.
PERCURSO ÍMPAR
A REGATA ARATU-SALINAS 2024 tem em seu percurso um dos seus maiores atrativos. Após partirem das águas da Baía de Aratu, em Simões Filho, próximo a Ilha de Maré, os navegadores passam por belas regiões como Ilhas dos Frades, onde podemos encontrar a paradisíaca praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, a mais visitada da Baía de Todos-os-Santos, e detentora do selo bandeira azul desde o ano de 2015.
Passam também pela Reserva Ambiental da Ilha do Medo, a histórica cidade de Itaparica, considerada o “paraíso da vela no Brasil”, chegando finalmente à Marina de Salinas da Margarida.
TURISMO NÁUTICO COM SUSTENTABILIDADE
Os eventos envolvendo embarcações à vela, a exemplo da REGATA ARATU-SALINAS são extremamente sustentáveis. Os veleiros se utilizam da energia mais limpa da natureza como força motriz – a ENERGIA EÓLICA.
Outra prática extremamente rigorosa por parte dos velejadores é de que nenhum tipo de lixo é jogado no mar. O lixo só é descartado ao chegar ao porto de destino, e acondicionado em local apropriado.
Outro bem natural bastante valorizado e respeitado pelo velejador é a água. Com capacidade restrita do líquido a bordo, os tripulantes usam a utilizam de forma consciente, não cabendo qualquer tipo de desperdício.
IMPORTANTES PARCEIROS
A REGATA ARATU-SALINAS 2024 é uma realização da Marina Aratu e tem o Patrocínio Master da SECRETARIA DE TURISMO DA BAHIA.
Conta com o apoio técnico da Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia (FENEB) e da Flotilha de Veleiros de Oceano da Bahia (FVOBA).
Apoio Institucional da Capitania dos Portos da Bahia e da Associação Náutica da Bahia (ANB)
Apoio de Mídia da Tribuna da Bahia, do Site Mar Bahia e do Programa A Bordo, da Rádio Metrópole FM e do Site Nauti News.
Comments