Os próximos dias serão marcados por céu nublado e chuvas de moderadas a intensas em boa parte do estado, como indica o serviço de meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Até o dia 13 de janeiro, os acumulados mais expressivos de chuvas estão previstos, principalmente, para a faixa Leste, Sul e Oeste, com destaque para a região que faz divisa com o Espírito Santo. Essa condição é típica deste período do ano e está relacionada à formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um sistema meteorológico que ocorre especialmente durante o verão, provocando chuvas em grande parte do estado, com maior intensidade nas regiões Oeste e Sul.
O meteorologista do Inema, Mauro Bernasconi, explica que o ZCAS é um fenômeno climático dinâmico, influenciado pela interação com outros sistemas atmosféricos, a exemplo das frentes frias. “Ela acontece quando massas de ar que vêm do Norte e do Sul do país se encontram, formando uma espécie de ‘ponto de encontro’ no céu, compondo uma grande concentração de nuvens nesse local, como se fosse um corredor de umidade e nebulosidade, que pode ter duração de 4 a 10 dias”.
Bernasconi também deixa claro, que essa é uma condição esperada para o verão, sendo responsável pela recarga hídrica de boa parte do Brasil. “Precisamos ficar em alerta, pois devido à condição de ZCAS poderão ocorrer chuvas de forte intensidade e em curtos períodos de tempo, gerando acumulados expressivos, com possibilidade de enxurradas, alagamentos e descargas elétricas”.
Previsão do Tempo
08/01/2025 a 09/01/2025: Com a persistência do sistema frontal e da ZCAS, as chuvas continuam abrangendo grande parte do estado, com maior intensidade no centro-sul e oeste. Algumas áreas podem registrar acumulados elevados, trazendo risco de alagamentos na divisa com o Espírito Santo.
09/01/2025 a 10/01/2025: As chuvas permanecem organizadas, com destaque para as regiões Oeste e Sul. O cenário indica precipitações moderadas a fortes, com destaque para a região que faz divisa com o estado do Espírito Santo, onde poderão ser registrados acumulados expressivos acima de 60 mm.
10/01/2025 a 11/01/2025: A influência da ZCAS seguirá provocando chuvas pelo estado, especialmente na faixa leste e no Sul da Bahia, local esse, onde os maiores acumulados deverão ser registrados. A intensidade das chuvas tende a diminuir na região Oeste.
11/01/2025 a 12/01/2025: As chuvas se tornam mais concentradas no extremo sul e litoral da Bahia, com acumulados que podem ultrapassar a marca de 70 mm nas proximidades de Porto Seguro. Já na porção centro-oeste as chuvas começam a apresentar redução nos volumes acumulados.
12/01/2025 a 13/01/2025: O litoral do estado se mantém com chuvas de intensidade fraca a forte, sobretudo, nos municípios costeiros do Baixo Sul e Recôncavo, incluindo a capital Salvador. Já na porção centro-oeste deverão ocorrer apenas pancadas e chuvas de fraca intensidade.
Comments