Contrariando as previsões de mau tempo, aconteceu nos dias 23 e 24 de novembro a IV Copa Vela de Simões Filho, com boas condições de vento e sem chuva. Em sua 4ª edição, o evento reuniu na Baía de Aratu dezenas de embarcações à vela, das mais variadas classes.
No sábado, dia 23, foi realizada a regata para Veleiros de Oceano, oriundos de diversos clubes náuticos e marinas de Salvador e Simões Filho. Foram quase 30 embarcações que percorreram um circuito desenhando especialmente para testar a habilidade das tripulações, com trechos à contravento, través e popa, termos náuticos utilizados para indicar a direção em que sopra o vento.
O “QG” da Copa de Vela foi a Marina Aratu, onde foi montada uma grande estrutura com área coberta, praça de alimentação e espaço para a premiação, com pórtico de entrada, backdrop, podium e dezenas de troféus.
AÇÕES CULTURAIS
Transcendendo a parte náutica, o evento contou nos dois dias com uma feira de artesanato com artesãos e artesãs da cidade de Simões Filho, expondo a sua arte e comercializando os seus produtos. Na parte musical, apresentações do músico simõesfilhense “Duda Menezes”, com um repertório eclético e de muita qualidade, que agradou a todos os presentes.
PRESENÇA DO SAVEIRO VELA DE IÇAR
A IV Copa de Vela de Simões Filho preparou uma surpresa aos participantes do evento. Trouxe para as águas da Baía de Aratu o centenário Saveiro “Sombra da Lua”, sob o comando do “Mestre Jorge”.
No sábado (23) a histórica embarcação ficou à disposição de todos para agradáveis passeios enquanto acontecia a regata. A experiência foi bastante elogiada, pois muitos nunca tinham navegado em um Saveiro. Todos saíam encantados ao aportar de volta na Marina Aratu.
O Saveiro Vela de Içar “Sombra da Lua” foi construído há 120 anos e recém reformado pela Associação Viva Saveiro. É tombado como patrimônio histórico nacional e vem utilizando para o TURISMO NÁUTICO nas águas da Baía de Todos-os-Santos.
Com o apoio da Secretaria de Turismo da Bahia, a embarcação fica aportada na bela Marina da Penha, na Ribeira, uma das 11 obras estruturantes do Governo do Estado na BTS, no âmbito do PRODETUR BAHIA.
CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO – 1ª ETAPA - SÁBADO
Ao findar a primeira etapa da Copa de Vela no sábado, foi realizada na Marina Aratu a Cerimônia de Premiação para os Veleiros de Oceano e suas animadas tripulações.
A cerimônia contou com autoridades de Simões Filho, dentre elas a Secretária de Governo Laís Matos, representando o Prefeito Diógenes Tolentino, a Secretária de Turismo Jamile Silva, o vereador e ex-Secretário de Turismo Joel Cerqueira, além de outros secretários e vereadores do município.
Foram premiados com troféus os três primeiros colocados de cada classe, com especial destaque para o “Troféu FITA AZUL”, conferido ao primeiro veleiro a cruzar a raia de chegada. Esse prêmio foi conquistado pelo Veleiro “Papaléguas” do Comandante Maurício Sacchi, que também é o atual Capitão da Flotilha de Veleiros de Oceano da Bahia (FVOBA).
O que mais nos chama atenção nessa conquista do Veleiro “Papaléguas” é que ele acabara de chegar de uma longa regata de 160 milhas náuticas (cerca de 290 quilômetros), de Aracaju para Simões Filho, e ainda assim se sagrou o grande campeão do evento, juntamente com outros quatro tripulantes.
SEGUNDO DIA DA COPA DE VELA
Com a chegada de um ciclone extra tropical no litoral da Bahia, as previsões para o domingo, dia 24, eram preocupantes. Chuvas intensas e ventos muito fortes. Esse era o cenário desenhado para o segundo dia do evento. Mas com as graças de “todos os santos” que abençoam a nossa Bahia com “h”, e a Baía do “i”, a navegação aconteceu de forma muito tranquila nas águas da Baía de Aratu. Ventos fracos e sem um milímetro de chuva sequer deram o tom para que dezenas de veleiros navegassem de forma tranquila e prazerosa.
VELEIROS MONOTIPOS
A etapa de domingo (24) contemplou diversas classes de veleiros “Monotipo”, à exemplo dos Hobie Cat 14 e 16, Supercat 17, Dingue, Snipe e Especial Monotipo. Um especial destaque para a classe OPTIMIST, considerado o “barco-escola”. É o primeiro contato das crianças com a vela. A partir de sete anos de idade uma criança já pode ser iniciar no iatismo através de uma escolinha de vela.
A COPA DE VELA DE SIMÕES FILHO, desde a sua 1ª edição, mantém uma parceria com a “Escolinha de Vela do Aratu Iate Clube”, sob a orientação da Professora Renata Agapito, que levou para a raia 12 barcos, comandados por meninos de meninas entre 07 e 13 anos. Muitos pais acompanharam os jovens atletas no evento, e participaram orgulhosamente da cerimônia de premiação.
CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO – 2ª ETAPA - DOMINGO
Quase 300 pessoas participaram da Cerimônia de Premiação do segundo e último dia da IV Copa de Vela de Simões Filho. Com uma praça de alimentação que ofereceu iguarias como o nosso delicioso acarajé e um suculento churrasquinho, além de um almoço especial para a garotada da classe “Optimist”, a cerimônia de premiação foi muito animada, com direito a fotos com pais e mães “corujando” os seus filhos ao receberem os troféus. Já os adultos, com idades variando entre 18 e 77 anos, também fizeram a sua festa no podium. Destaque para os expedientes velejadores Fred Cardoso (77) e Dilson Pires (73).
SETUR BAHIA HOMENAGEADA
O senhor Marcos Miranda, da Secretaria de Turismo da Bahia, representando na oportunidade o Secretário Maurício Bacellar, recebeu uma especial homenagem da organização do evento pelo patrocínio master da IV Copa de Vela de Simões Filho, e foi calorosamente aplaudido por todos os presentes, que reconhecem a importância da SETUR BAHIA no incentivo e fomento ao Turismo Náutico em nosso estado, com especial ênfase na Baía de Todos-os-Santos.
A Associação Náutica da Bahia (ANB) também se fez presente através do seu presidente Santiago Campo. Presente também o presidente da Marina Aratu, Antônio Barreto, da mesma forma homenageado.
TURISMO NÁUTICO – GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA
Os eventos náuticos tem sido de grande importância e relevância para o crescimento do Turismo Náutico em nossas águas. São fortes geradores de emprego e renda, promovem a visibilidade da região onde eles ocorrem, resultando em crescimento, desenvolvimento e consolidação daquele destino.
Contar com o apoio dos entes públicos como a SETUR BAHIA e a Prefeitura de Simões Filho em mais uma edição da Copa de Vela é de suma importância não só para a manutenção do evento, mas também para o seu franco crescimento.
PATROCINADORES E APOIADORES
A IV Copa de Vela de Simões Filho contou com o patrocínio master da Secretaria de Turismo da Bahia e especial apoio da Prefeitura de Simões Filho, da Marina Aratu e da Fundação Aleixo Belov.
Apoio Técnico da Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia (FENEB) e da Flotilha de Veleiros de Oceano da Bahia (FVOBA). Apoio Institucional da Capitania dos Portos da Bahia e da Associação Náutica da Bahia (ANB). Apoio de Mídia da Tribuna da Baia, Site Mar Bahia, Programa A Bordo da Rádio Metrópole FM e Site Nautinews.
Cobertura fotográfica de Will Recarey. Filmagem e imagens de drone de Vitor Maciel.
Comments