top of page

Livro sobre os últimos saveiros da Bahia traz reflexão sobre a preservação de patrimônio histórico

  • Foto do escritor: Mar Bahia
    Mar Bahia
  • 26 de jun. de 2020
  • 1 min de leitura

"Os últimos saveiros da Bahia?". Com este título provocativo, o fotógrafo baiano Roberto Faria se prepara para lançar seu terceiro livro, com imagens que fazem um resgate dos saveiros que ainda restam na Baia de Todos os Santos.


Foto: Roberto Faria

"A ideia surgiu da necessidade de mostrar que esse patrimônio imaterial da nossa cultura está desaparecendo. De milhares, hoje só restam 16! As pessoas precisam entender a importância histórica dessa embarcação milenar que já foi responsável pelo desenvolvimento econômico da Bahia", declara Roberto ao Mar Bahia.


A previsão do lançamento, a depender da pandemia, será ainda este ano ou no início de 2021. Os registros foram feitos em Salvador e no Recôncavo Baiano.


"O projeto está aberto, inclusive, a parceiros e empresas que queiram apoiá-lo. O patrocínio é super importante neste momento, até porque o livro de um preciosismo muito grande.

São mais de 200 fotos, 200 páginas, capa dura, curadoria de Bel Borba e toda uma concepção gráfica à altura da importância destas embarcações. Além disso, queremos fazer um lançamento bacana, com presença dos saveiristas e também dos cantores Gerônimo e Luiz Caldas", revela Roberto.


Veja também

Foto: Roberto Faria

Comments


© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.

bottom of page