"Os últimos saveiros da Bahia?". Com este título provocativo, o fotógrafo baiano Roberto Faria se prepara para lançar seu terceiro livro, com imagens que fazem um resgate dos saveiros que ainda restam na Baia de Todos os Santos.
"A ideia surgiu da necessidade de mostrar que esse patrimônio imaterial da nossa cultura está desaparecendo. De milhares, hoje só restam 16! As pessoas precisam entender a importância histórica dessa embarcação milenar que já foi responsável pelo desenvolvimento econômico da Bahia", declara Roberto ao Mar Bahia.
A previsão do lançamento, a depender da pandemia, será ainda este ano ou no início de 2021. Os registros foram feitos em Salvador e no Recôncavo Baiano.
"O projeto está aberto, inclusive, a parceiros e empresas que queiram apoiá-lo. O patrocínio é super importante neste momento, até porque o livro de um preciosismo muito grande.
São mais de 200 fotos, 200 páginas, capa dura, curadoria de Bel Borba e toda uma concepção gráfica à altura da importância destas embarcações. Além disso, queremos fazer um lançamento bacana, com presença dos saveiristas e também dos cantores Gerônimo e Luiz Caldas", revela Roberto.
Veja também
Commentaires