top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Marinha abre navios para visitação pública gratuita no Porto de Salvador no dia 7 de setembro

Na próximo dia 7 de setembro (sábado), a Marinha do Brasil abrirá dois navios para visitação pública gratuita no Porto de Salvador: o Navio-Patrulha “Guaratuba” e o Navio-Varredor “Araçatuba”. A entrada será pelo Terminal da Contermas e a visitação ocorrerá das 12h às 16h.


O Navio-Patrulha “Guaratuba” é subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste e tem como missão realizar Inspeção Naval, Patrulha Naval, Salvaguarda da Vida Humana no Mar e a fiscalização das Águas Territoriais Brasileiras na área de responsabilidade do Comando do 2o Distrito Naval (Com2oDN), que abrange os Estados da Bahia e de Sergipe.


O Navio-Varredor “Araçatuba” é subordinado ao Comando da Força de Minagem e Varredura e tem como missão executar operações navais de Contramedida de Minagem, mantendo as rotas comerciais marítimas livres de ameaças de minas navais, a fim de contribuir para o cumprimento das tarefas básicas do Poder Naval.


Por serem navios operativos, recomenda-se que os visitantes estejam com roupas confortáveis e com sapatos adequados para, por exemplo, o acesso às escadas dos navios.


Desfile Cívico-MilitarNa manhã do dia 7, a Marinha do Brasil (MB) participará do Desfile Cívico-Militar que ocorrerá na Avenida Sete de Setembro, a partir das 9h. O desfile da MB será composto por cerca de 350 militares da MB - dentre os quais um pelotão feminino -, viaturas e embarcações, sendo comandado pelo Capitão de Fragata (Fuzileiro Naval) Alexandro de Araujo Baptista, Comandante do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador.


O Com2oDN, sediado em Salvador, é Comandado pelo Vice-Almirante Antonio Carlos Cambra e é composto por 22 Organizações Militares subordinadas. Com cerca de um milhão e cem mil quilômetros quadrados, a área de jurisdição do Com2oDN abrange os Estados da Bahia e de Sergipe, possuindo 1.346 quilômetros de extensão e mais de 1.522 quilômetros da hidrovia do Rio São Francisco, ocupando parte relevante da nossa Amazônia Azul. Abriga, ainda, a Baía de Todos-os-Santos, a maior baía do Brasil e a segunda maior do mundo.

Iluminação especial nos prédios da Marinha

A Marinha do Brasil também fará uma iluminação especial no Forte Santo

Antônio da Barra e no prédio do Comando do 2° Distrito Naval, nas cores azul,

verde e amarela.


Comments


bottom of page