top of page

Marinha transfere área em Paripe para implantação de Unidade Educacional do Instituto Federal Baiano

Foto do escritor: Mar BahiaMar Bahia

Na próxima sexta-feira, dia 24 de janeiro, às 17h30, a Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 2º Distrito Naval, realiza a cerimônia de transferência de uma área da MB em Paripe, Salvador (BA), ao Instituto Federal Baiano (IF Baiano), visando à implantação de uma Unidade Educacional. O evento será a bordo do Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia”, atracado no Porto de Salvador no âmbito da operação “Aspirantex – 2025”.


A área da MB possui cerca de 75.000 m2 , à margem da BA-528, e sua transferência permite ao IF Baiano conduzir as trativas necessárias junto ao Ministério da Educação para a implantação da Unidade Educacional, que representará um importante marco para a população do Subúrbio de Salvador, bairros e municípios adjacentes. Unidos pela educação A Marinha e o Instituto são parceiros históricos.


O IF Baiano possui um Acordo de Cooperação Técnica com a Base Naval de Aratu (BNA), visando prover formação técnica/profissional em nível médio e/ou superior; capacitar reservistas da Marinha do Brasil para o exercício profissional após o serviço militar obrigatório; e atualizar os servidores militares e/ou civis e prestadores de serviços da MB para a prática profissional. As trativas para a transferência do terreno em lide começaram em março de 2023 sendo oficializadas em agosto do mesmo ano e contaram com o apoio da Superintendência do Patrimônio da União na Bahia. A BNA é o maior complexo público de manutenção de navios das regiões norte e nordeste, proporcionando apoio logístico aos navios da Marinha do Brasil e a outras embarcações.


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) foi criado em 2008 e é uma instituição de Ensino Médio e Superior, focado na Educação Profissional e Tecnológica. Sua proposta é levar alternativas às demandas da comunidade, através de ensino, pesquisa e extensão, articulando-se com o mundo do trabalho.

Commentaires


bottom of page