top of page
Foto do escritorMar Bahia

Regata Salvador-Garapuá: uma grande celebração náutica no mar da Bahia


Foto: Ádamo Mello

Uma ideia que parecia um sonho distante, mas que ganhou o mar e há quatro anos é um dos maiores e mais esperados eventos náuticos da Bahia. A Regata Tour Salvador-Garapuá, organizada pelo Aratu Iate Clube, Flotilha de Veleiro de Oceano da Bahia (FVOBA) e Pousada Porto Veleiro Garapuá, traz em seu conceito, não apenas a realização de um percurso pelos veleiros participantes, mas a grande confraternização entre a comunidade náutica, finalizando um ano sempre intenso de eventos na Baía de Todos-os-Santos.


A edição mais recente aconteceu de 5 a 8 de dezembro, com 60 embarcações inscritas e centenas de participantes que esgotam em poucos meses as cotas disponibilizadas . O limite é um respeito quantitativo e também ambiental, tanto para a organização do evento, como uma preocupação com o impacto gerado em Garapuá - conhecida, sobretudo pelas suas piscinas naturais na Costa do Dendê.

Foto: Ádamo Mello

A competição teve o veleiro catamarã Odara como o Fita-Azul (primeiro barco a cruzar a linha de chegada) da prova, seguido do veleiro Ventania e do Marujo's Stanley na sequência, em pouco mais de 4h das cerca de 35 milhas de percurso.


Crescimento


A cada ano, o evento cresce em seu formato, com atrações musicais e uma programação intensa em terra e no mar, que inclui ações de educação ambiental e doações para a comunidade de Garapuá. A presença de famílias dos participantes, especialmente crianças, também é uma das marcas mais agregadoras da regata.

Foto: Ádamo Mello

O capitão da FVOBA, Maurício Sacchi, conta que a cada edição da Regata Tour Salvador-Garapuá há uma busca para tornar o evento mais atrativo para os velejadores, seus familiares e para o desenvolvimento da comunidade local. "Este ano investimentos em uma grade de atrações surpreendente, transformando nosso evento em um festival musical. A gastronomia dos pescadores e beleza natural da enseada vem tornando este evento muito esperado e elogiado por todos. Que venha 2025!".


Este ano, a organização inovou, lançando um site dedicado especialmente ao evento (www.regatasalvadorgarapua.com.br), gerando ainda mais alcance e visibilidade, sobretudo com velejadores, patrocinadores e apoiadores.

Foto: Ádamo Mello

Para o diretor de Vela do Aratu Iate Clube, Moacyr Montenegro Jr, a regata mostrou, mais uma vez, que chegou para ficar. "Fizemos outra edição maravilhosa, com intensa programação para confraternização dos velejadores e interação com a comunidade. Para traduzir um pouco do nosso sentimento, melhor do que as palavras, só mesmo os registros fotográficos. Um obrigado a todos que participaram e contribuíram para tornar este evento muito especial!", concluiu.



Comentarios


bottom of page