top of page
Foto do escritorMar Bahia

Temporada de observação de baleias na Bahia deve superar expectativas

Elas já chegaram, e mais uma vez em grande número. A recuperação populacional das baleias-jubarte que vem sendo observada desde que a espécie deixou de ser caçada no Atlântico Sul, e passou a ser estudada e protegida no Brasil pelos esforços do Projeto Baleia Jubarte há quase quatro décadas, continua a olhos vistos e se tornou o maior espetáculo do litoral baiano no inverno e primavera, atraindo milhares de turistas às diversas localidades onde podem ser vistas facilmente em saídas embarcadas.


Foto: Projeto Baleia Jubarte

A temporada 2024 de reprodução das jubartes, que acontece no inverno e primavera, promete ser uma das melhores já registradas, com a chegada ainda em junho de um grande número de baleias sendo registrada pelos pesquisadores do Projeto Baleia Jubarte da região dos Abrolhos até o litoral norte baiano. Segundo o Coordenador de Comunicação do Projeto, Enrico Marcovaldi. “para nós é uma grande alegria ver os esforços de proteção da espécie se transformando não só em um número expressivo de baleias se reproduzindo em nossa costa, mas também em emprego, renda e educação ambiental através do Turismo de Observação. Além disso, estamos continuamente expandindo nosso trabalho de pesquisa de campo, visando conhecer cada vez melhor essa população e reunir informações que garantam a sua conservação a longo prazo”.


O trabalho de pesquisa do Projeto, patrocinado pela Petrobras, é realizado desde 1988 e envolve atividades de foto-identificação dos indivíduos avistados, realização de biópsias para estudos genéticos, avaliação da saúde dos animais e estudos de comportamento, realizados em saídas embarcadas a partir de suas diversas bases ao longo do litoral baiano.


O Projeto Baleia Jubarte possui um dos maiores catálogos individuais de jubartes do planeta, com mais de 7.000 animais registrados, o que permite acompanhar suas migrações e entender melhor sua dinâmica populacional. Além das saídas embarcadas, o Projeto mantém um ponto fixo no alto do Farol da Barra, em Salvador, como parte de uma parceria com o Museu Náutico da Bahia, onde além da pesquisa a equipe do Projeto recebe visitantes interessados em ver as baleias desse ponto privilegiado de observação.

Foto: Projeto Baleia Jubarte

Além das atividades de capacitação e atualização de guias, tripulações e empresários do Turismo Náutico que desenvolve sempre no início da temporada, e da continuidade das saídas embarcadas de pesquisa científica, este ano o Projeto realizou investimentos também no aprimoramento de seus espaços interpretativos ao longo da costa que dão suporte às atividades turísticas e educativas. Além da inauguração do Espaço Baleia Jubarte em Caravelas, o da Praia do Forte está recebendo melhorias e a inauguração em breve de uma loja temática, além da ampliação de horários de atendimento de seu restaurante It’s Rock na Baleia.


Em Salvador o Projeto atua através de uma parceria com o Museu Náutico na Bahia e recebe visitantes no farol da Barra para observar as jubartes com apoio de monitores. Os passeios para observar baleias-jubarte na Bahia podem ser realizados a partir de Caravelas, Itacaré, Porto Seguro, Salvador e Praia do Forte dentre outras localidades, e a lista de operadoras parceiras do Projeto Baleia Jubarte pode ser consultada no website do Projeto.

Comments


bottom of page