O velejador do Aratu Iate Clube, Matheus Veiga, garantiu nesta terça-feira (7) o título da 19ª Copa Estreantes da Classe Optimist, que aconteceu desde o dia 4 de janeiro de 2025 em Vitória (ES). O feito é um momento histórico para o Aratu Iate Clube, que em apenas quatro anos da implantação da sua Escola de Vela, conquista o o mérito de ter um campeão brasileiro em seu quadro de atletas.
A 19ª Copa Estreantes foi organizada pelo Iate Clube do Espírito Santo e reuniu mais de 50 atletas participantes de todo o país. No geral, foram realizadas oito regatas, onde Matheus manteve a regularidade, avançando nos últimos dias do evento e conquistando o topo do pódio para a Bahia.
Matheus começou seu desenvolvimento na classe na Escola de Vela do AIC (EVA), avançando a cada ano até chegar à equipe de Optimist do clube, sempre com excelentes resultados, demonstrando a importância do incentivo ao esporte náutico desde cedo.
Para o comodoro Lucio Bahia, esse é um dia muito gratificante para o AIC. "A Escola de Vela era um projeto desacreditado, e na gestão do comodoro Pedro Mutti e do diretor de Vela Moacyr Montenegro, reinauguramos a EVA. Em apenas quatro anos ter um campeão brasileiro da Copa Estreante de Optimist é uma alegria enorme. Parabéns a Matheus, seus pais e a toda equipe do AIC!".
"Matheus é um menino muito focado e talentoso. Ele veleja há pouco mais de um ano, logo entendeu como funciona e passou a se dedicar aos treinos e preparações. Sempre que possível está na raia, seja de Optimist, seja de veleiro de Oceano com sua família. A vela tá no sangue!", conta a professora da EVA, Renata Agapito.
A Copa Estreantes precede o 53º Campeonato Brasileiro da Classe Optimist, que tem a abertura nesta terça-feira (7) e segue até 14 de janeiro, reunindo os grandes nomes da classe no país. A nossa torcida já está com o atleta Bernardo Paradella, que será o representante do Aratu Iate Clube.
A Classe Optimist
A Classe Optimist é a base do esporte a Vela, sendo considerada a porta de entrada de crianças e adolescentes no mundo náutico. O modelo do pequeno barco é usado em todo o mundo, formando atletas em diversas modalidades, incluindo a Vela Olímpica - uma das que trouxe mais medalhas para o Brasil.
Comments